Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quinta, 25 de Abril de 2024

Mutirão julga mais de mil processos neste sábado (29)


31/08/2009 08h27

Fonte: STJ

Cinco ministros, cerca de 100 servidores, mais de mil processos julgados. Esse é o resultado de um dia de esforço concentrado nos gabinetes dos ministros Castro Meira, Humberto Martins, Jorge Mussi, Mauro Campbell Marques e do desembargador convocado Honildo de Mello Castro.

Todos aderiram ao mutirão, realizado aos sábados, como uma forma de diminuir o acervo de processos acumulados nos gabinetes e dar celeridade à prestação jurisdicional. Para o ministro Mauro Campbell Marques, esse trabalho faz com que o Tribunal da Cidadania se torne, mais uma vez, um tribunal de referência.

“Você atraiu para o Tribunal, além de todos os outros méritos que ele já tem, um exemplo absoluto de comprometimento do servidor público com a sociedade. Temos que servir ao povo. O meu temor da jurisdição de massa é a jurisdição de injustiça, de você julgar atecnicamente. No meu gabinete temos não só o controle da produtividade, mas também o da eficiência.

Com 403 processos julgados nesse sábado, o ministro Campbell afirmou que sua triagem foi realizada levando-se em conta agravos de instrumento em papel, recursos especiais e, também, medidas cautelares. Para um segundo mutirão, o ministro pretende ater-se a questões já pacificadas – os recursos repetitivos.

Outro participante do mutirão, o desembargador convocado Honildo de Mello Castro fechou o dia com 350 processos julgados. Entre processos antigos, os que têm preferência legal e os mais volumosos, o desembargador conseguiu reduzir um pouco o estoque de processos que recebeu ao ser convocado para atuar na Corte.

Cidadania

Para o ministro Jorge Mussi realizar mutirão não é nenhuma novidade. O ministro, que é egresso de Santa Catarina, já utilizou mutirões de conciliação em todo o estado, para de forma rápida, desburocratizada e ágil, resolver conflitos.

“Tivemos uma experiência fantástica em que em um final de semana marcamos quatro mil audiências, com 350 conciliadores, 84 oficiais de justiça, 50 veículos para fazer as intimações e tivemos um índice de conciliações de 70%. A sociedade aprovou”, completou ele.

O ministro Mussi destacou, ainda, que com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Estatuto do Idoso e com os danos morais, as pessoas tem cada vez mais procurado a justiça e que, embora o Brasil possua 15 mil julgadores, eles não têm conseguido atender a demanda. “Nós não estamos preparados e nem temos condições para dar vazão a esse grande número de processos”, afirmou o ministro.

Em seu segundo mutirão, o ministro Humberto Martins destacou que o objetivo maior desse encontro foi buscar um gerenciamento de todos os processos do gabinete. Foram julgado os recursos repetitivos e além desses, o que serão levados a julgamento na Segunda Turma e na Primeira Seção - preparados para dar uma maior celeridade no julgamento e realizar uma justiça mais rápida, eficiente.

Para o ministro, os mutirões são uma resposta do Poder Judiciário aos anseios da sociedade, que busca uma justiça mais rápida, eficiente e de maior qualidade. “Esses mutirões vêm contribuir, cada vez mais, para uma maior celeridade da prestação jurisdicional. Até porque, nos sábados, o gabinete se dedica, exclusivamente, a esses processos, sem precisar fazer atendimento, atender telefone ou participar de sessões de julgamento”, afirmou.

Atualizado por: Edmar Soares Filho



MAIS NOTÍCIAS

Comunicado

17/04/2024

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp