Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quarta, 24 de Abril de 2024

TRT/RJ espera bater recordes de conciliação com Meta 2 do CNJ


28/08/2009 11h53

Com o objetivo de alcançar um número elevado de conciliações durante a Campanha “Meta 2-Bater recordes é garantir direitos”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região já elaborou a listagem de todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005, que, segundo os registros do atual Sistema de Acompanhamento de Processos (SAPWEB), ainda se encontram pendentes de julgamento. São cerca de 19 mil processos que devem ser ajustados no sistema ou solucionados até o dia 18 de dezembro de 2009.

Empenhado em imprimir maior agilidade e eficiência na tramitação dos processos, melhorar a qualidade da prestação jurisdicional e ampliar o acesso do usuário à Justiça, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, juntamente com outros órgãos do Judiciário, participará da Semana da Conciliação, que acontece dentro da campanha do CNJ, no período de 14 a 18 de setembro.

A partir da listagem elaborada, o próximo passo do TRT/RJ será a identificação dos processos, por meio de etiquetas criadas pelo Conselho Nacional de Justiça.

Segundo o Gestor Regional das Metas do CNJ, desembargador Cesar Marques Carvalho, por força dos ajustes feitos no sistema e da aceleração dos julgamentos, de maio (início da implantação da Meta 2) até julho de 2009, houve uma queda de 73% no número de processos distribuídos até 31.12.2005 e ainda não julgados, levando-se em consideração a quantidade de 73 mil processos pendentes de julgamento em 31 de dezembro de 2008.

- Esta vitória é fruto do trabalho dos magistrados e dos servidores de diversos setores do TRT/RJ: Varas do Trabalho, Gabinetes de Desembargadores, Secretaria de Tecnologia da Informação e Assessoria de Desenvolvimento Institucional, que, nos meses de junho e julho, se empenharam em proceder aos ajustes no SAPWEB - afirmou.

Em apoio que transcende o objeto da Meta 2, o TRT/RJ está engajado no Projus, projeto de iniciativa da Presidência do TRT/RJ, que inova ao regulamentar, uniformizar e aperfeiçoar a atividade conciliatória no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, instituindo em primeiro grau a realização mensal de audiências conciliatórias (pauta acima de 60 processos).  

Iniciado no mês de agosto, o Projeto Conciliar - Projus, instituído pelo Ato 54/09, do TRT/RJ, não tem data para terminar. 

Atualizado por: Edmar Soares Filho


MAIS NOTÍCIAS

Comunicado

17/04/2024

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp