Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 29 de Março de 2024

CCJ da Câmara aprova projeto que criminaliza violação de prerrogativas

O projeto foi aprovado com 45 votos favoráveis e três contrários. O texto já havia passado, em agosto, pela CCJ do Senado, e agora seguirá para o plenário da Câmara.


06/12/2017 14h51

Fonte: jornal O Globo
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, dia 5, um projeto de lei que torna crime o desrespeito às prerrogativas dos advogados. A proposta prevê pena de um a quatro anos de prisão, que pode ser aumentada se agente público atentar contra a integridade física ou a liberdade do advogado.
 
Além disso, caso o advogado seja conduzido ou preso arbitrariamente, o agente público responsável pela ação poderá perder o cargo e ser proibido de exercer função pública por até três anos. Também foi criminalizado o exercício ilegal da advocacia, que terá pena de seis meses a dois anos.
 
Entre as prerrogativas que não podem ser desrespeitadas estão a inviolabilidade do seu local de trabalho, a comunicação com clientes presos e o auxílio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em caso de prisão.
 
O projeto foi aprovado com 45 votos favoráveis e três contrários. O texto já havia passado, em agosto, pela CCJ do Senado, e agora seguirá para o plenário da Câmara.
 
Em nota, o presidente da OAB, Claudio Lamachia, afirmou que "a advocacia, mais do que nunca, terá respeitada as prerrogativas da profissão a partir da aprovação deste texto legal".
 
Para o tesoureiro da OAB/RJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, foi uma vitória fundamental para a advocacia a aprovação do projeto de lei: "Prerrogativa não é favor, é lei. E violar agora é crime", comemorou.
 
Presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz atribuiu a vitória à mobilização incansável da advocacia. A liderança do presidente nacional da OAB também foi destacada por Felipe: "Nosso presidente Claudio Lamachia é um guerreiro em nossa defesa. Mais respeito, mais prerrogativa... mais Justiça!".


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp