Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 29 de Março de 2024

OAB derruba recurso contra projeto que criminaliza violação de prerrogativas

"Garantimos a derrubada do recurso apresentado sobre o projeto que criminaliza o desrespeito as prerrogativas, com o que o texto agora segue diretamente para a Câmara dos Deputados, onde aprovamos, no final do ano passado, projeto de mesmo teor. Um trabalho conjunto dos representantes da advocacia, que se dedicaram a esclarecer aos senadores os propósitos do projeto."


18/08/2017 13h20

Brasília - Após forte atuação da diretoria do Conselho Federal da OAB junto a senadores em articulação que envolveu a participação ativa dos presidentes das seccionais da Ordem bem como dos conselheiros federais foi confirmada a aprovação do Projeto de Lei do Senado 141/2015, lei que criminaliza a violação de prerrogativas de advogados no Senado. No dia 9 de agosto, a proposta foi aprovada por unanimidade em caráter terminativo na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado e aguardava apenas o prazo para interposição de recursos para ser encaminhada para a Câmara dos Deputados.

A confirmação do resultado obtido na CCJ do Senado é de suma importância. Havia a possibilidade de contestação do resultado, o que não ocorreu, graças ao trabalho de convencimento e diálogo liderado pela Ordem. A OAB conseguiu demonstrar de forma inequívoca a importância da proposta no sentido de proteger o direito de o cidadão ser representado em sua plenitude, usufruindo de todas as prerrogativas previstas por lei.

“Garantimos a derrubada do recurso apresentado sobre o projeto que criminaliza o desrespeito as prerrogativas, com  o que o texto agora segue diretamente para a Câmara dos Deputados, onde aprovamos, no final do ano passado, projeto de mesmo teor.  Um trabalho conjunto dos representantes da advocacia, que se dedicaram a esclarecer aos senadores os propósitos do projeto. Um novo capítulo se escreve para a defesa das prerrogativas. A advocacia, mais do que nunca, terá respeitada às prerrogativas da profissão a partir da aprovação deste texto legal" disse o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. Segundo ele, esse trabalho continuará em plena atividade para garantir a aprovação na Câmara dos Deputados.

“Como disse quando da aprovação da proposta, comemoraremos o dia e o mês da Advocacia com essa extraordinária vitória que significa o fortalecimento de nossa atividade profissional e da própria cidadania. Seguimos com a esperança de comemorar, em breve, a sanção presidencial”, disse o presidente nacional da OAB. “O projeto de lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da advocacia é uma das principais bandeiras – senão a principal – de atuação do Conselho Federal da OAB nesta gestão e ao longo de sua história”, acrescentou Lamachia.

O PLC 141/2015 é de autoria do Senador Cássio Cunha Lima e foi relatado na CCJ pela Senadora Simone Tebet.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp