Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quinta, 25 de Abril de 2019

Presidente do TJRJ entrega certificados ISO 9001


26/06/2009 12h17

Fonte: TJRJ

O Tribunal de Justiça do Rio avançou um pouco mais hoje, dia 25, no seu processo de gestão pela qualidade, iniciado há cinco anos. Em solenidade realizada no Salão Nobre do TJ, a Fundação Vanzolini, organismo brasileiro que presta serviços de certificação segundo as normas ISO 9001, certificou nove unidades organizacionais. O representante da Fundação, o auditor Osvaldo Pinto Ribeiro Júnior, entregou ao presidente do Tribunal de Justiça estadual, desembargador Luiz Zveiter, os certificados NBR IS0 9001, que foram repassados aos juízes responsáveis pelas unidades certificadas. O presidente do TJ também fez a entrega de botons aos serventuários, representantes da administração superior (RAS), que participaram do projeto. 

Segundo o desembargador, o Judiciário do Rio é uma macro-empresa.  "Para mim é sempre uma honra muito grande verificar que cada vez mais o Judiciário do Estado do Rio de Janeiro tem ficado pujante e engrandecido perante os demais tribunais do nosso país. Somos uma macro-empresa porque temos cerca de 15 mil funcionários e 900 magistrados, que se dedicam diuturnamente em prestar o serviço para o público", afirmou o presidente.

O presidente disse ainda que há gestores no TJ do Rio. "Eu sempre tenho dito que uma serventia nada mais é que uma microempresa. Nós temos a intelectualidade dos juízes e temos os gestores, que são os escrivães e os responsáveis pelo expediente. O processo entra por uma porta e tem que sair pela outra e a metodologia faz com que o nosso tribunal faça a diferença pelo trabalho desenvolvido, pela dedicação dos funcionários e acima de tudo pela co-participação dos juízes", concluiu o presidente. Ele parabenizou funcionários e juízes.

O juiz Luiz Roberto Ayoub, titular da 1ª Vara Empresarial da capital, disse que a gestão pela qualidade é uma exigência no serviço público atual. "Isso é a realidade de hoje não só no Tribunal mas em todo o serviço público. Não basta aqui no Tribunal termos juízes e serventuários trabalhando sem que tenhamos a gestão como elemento principal para prestação da jurisdição", assegurou.

Segundo ele, o desembargador Zveiter se preocupa com a gestão. "É uma necessidade para que todos nós possamos melhor enfrentar as dificuldades que decorrem da quantidade de demandas que surgem a cada dia. A atual administração, em especial, percebeu a necessidade de empenho e o presidente não faltou em momento algum". Para ele, os serventuários são os grandes responsáveis pelo sucesso do projeto.

A juíza Tereza Cristina Sobral Bittencourt Sampaio, da 5ª Vara de Órfãos e Sucessões da capital, lembrou que a sua serventia será multiplicadora para outras. "Sendo a primeira, ela vai multiplicar para as demais toda esta vivência que tivemos com este projeto, que é maravilhoso. Nossa equipe estava realmente imbuída de que era necessário melhorar", concluiu.

Receberam os certificados a juíza Tereza Cristina Sobral Bittencourt Sampaio, da 5ª Vara de Órfãos e Sucessões da capital, e o RAS Cláudio Roberto Nogueira da Silva; o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial da capital, e o RAS Márcio Rodrigues Soares; a juíza Flávia de Azevedo Faria Chagas, da 9ª Vara Criminal da capital, e a RAS Sônia Regina Melo França; a juíza Denise Vaccari Machado Paes, da 19ª Vara Criminal da capital, e a RAS Belkyss Maria Sadok de Sá Takahashi; o juiz André Ricardo de Franciscis Ramos, da 28ª Vara Criminal da capital, e a RAS Neusa Maria Coelho Corredeira; a juíza Maria Tereza Donatti, da 29ª Vara Criminal da capital, e o RAS Leonardo da Silva Lopes; o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 32ª Vara Criminal da capital, e a RAS Cláudia Alves Moreira; o juiz Brenno Mascarenhas, do 4º Juizado Especial Cível da Comarca da capital,. e a RAS Alexandra Pamplona Vitergo; e a diretora-geral de Gestão do Conhecimento Christiane Moreira Lima Fonseca, que recebeu o certificado pelo  Departamento de Gestão de Acervos Arquivísticos, e o RAS Márcio Ronaldo Leitão Teixeira.

As placas serão afixadas nas unidades organizacionais com os nomes de todos os funcionários que participaram da certificação NBR IS0 9001.

Atualizado por: Edmar Soares Filho