Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 19 de Abril de 2024

Colégio de Presidentes comprova sucesso da parceria entre a atual gestão e as subseções


20/05/2009 14h22

Da redação das Tribuninhas

20/05/2009 -  O IV Colégio de Presidentes da atual gestão da OAB do Rio de Janeiro, realizado nos dias 15,16 e 17 de maio na cidade serrana de Itaipava, consolidou a relação da diretoria da Seccional com os representantes dos advogados do interior do Estado. Na abertura da reunião, o presidente da Seccional, Wadih Damous, elogiou a participação dos advogados que hoje presidem as 57 subseções, lembrando que, em todos os encontros da atual gestão, prevaleceu a democracia e a integração. "Nunca tivemos a pretensão de dirigir a Ordem sem os colegas das subseções. E,  através deste trabalho de equipe, já podemos enumerar as vitórias conquistadas para a classe", ressaltou Wadih.

Ao longo dos três dias de trabalho, o grupo debateu os principais problemas da advocacia no Estado, assim como as realizações da OAB/RJ, e terminou por elaborar e divulgar a Carta de Itaipava.  O documento ressalta o apoio incondicional às lutas da OAB/RJ em defesa dos direitos da cidadania, que foram objeto, inclusive, de reconhecimento da Unesco,  assim como reconhece o acerto da atual gestão em prol dos interesses dos advogados. Esta linha de atuação se traduz, atualmente, na rejeição à proposta de emenda constitucional de número 12 - a PEC 12 - que altera os critérios de pagamento dos precatórios.
No encontro de Itaipava, a diretoria da OAB/RJ também fez outro balanço de sua administração. O diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Felipe Santa Cruz, responsável pelo projeto OAB Século 21 - que já modernizou e equipou mais de 40 espaços da Ordem em todo o Estado - , prometeu encaminhar o cronograma das obras que ainda precisam ser realizadas. Ele lembrou que "todas as subseções serão contempladas com o projeto OAB Século 21 até o fim do mandato".  Felipe Santa Cruz dedicou o sucesso do projeto ao tesoureiro da OAB/RJ, Sérgio Fisher, que conseguiu realizar as obras sem prejudicar a realidade orçamental da Seccional.



Wadih destacou o trabalho em equipe entre a Seccional e as subseções


Outro ponto analisado foi a mudança implementada na Caarj, que só agora passou a funcionar, de fato, como uma caixa de assistência para os profissionais de Direito. O tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes, explicou, mais uma vez, os motivos que fizeram os serviços que davam prejuízos passarem a ser oferecidos por meio de convênios. "Parcerias com a Unimed, Goldental e a Rede Rio de Medicina melhoraram o atendimento aos advogados e seus dependentes, a um custo menor do que era praticado anteriormente", disse ele.  

Na reunião, foi decidido também que o serviço de certificação digital, que ainda hoje desperta muitas dúvidas entre os advogados, deverá ser  melhor esclarecido. Por conta disso, todas as subseções receberão, nos próximos dias,  uma cartilha explicativa sobre os acordos relativos à implantação do certificado digital. Responsável pela cartilha e pelas negociações do serviço, Marcelo Chalréo, secretário-adjunto da OAB/RJ, se comprometeu a esclarecer, sempre que necessário, as dúvidas dos  presidentes de subseções em relação a este assunto.



1

Dúvidas? Chame no WhatsApp