Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Terça, 23 de Abril de 2024

Turmas dos Juizados Especiais no RJ recebem certificação de qualidade


14/01/2009 12h12

Fonte: CNJ

As Turmas Recursais dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Rio foram recomendadas para receber o certificado NBR ISO 9001:2008, pelo seu sistema de gestão da qualidade. O setor superou todas as metas da certificação, inclusive com a redução do prazo entre a distribuição e o julgamento do recurso. Outro fator de destaque foi a equipe coesa, voltada para garantir a melhoria e qualidade dos serviços prestados à sociedade. A auditoria interna foi realizada no dia 18 de dezembro pela Fundação Vanzolini, organismo certificador credenciado pelo Inmetro. 

Segundo o juiz Flávio Citro Vieira de Mello,coordenador da Turma Recursal e titular do 2º Juizado Especial Cível da capital, entre o julgamento e a publicação do acórdão, o prazo que era de 40 dias passou para 27. Além disso, o tempo entre a distribuição e o julgamento foi reduzido para 19 dias. "Tempo recorde no país. Ao todo são 46 dias, em média, entre o ajuizamento da decisão e o acórdão", disse o juiz. Ele afirmou também que pesquisa de satisfação com os serviços saltou de 70% de aprovação para 95%. 

O Poder Judiciário estadual tem quatro Turmas Recursais Cíveis e três Turmas Recursais Criminais, com competência para julgar mandados de segurança, habeas-corpus e recursos contra decisões dos Juizados Especiais de todas as Comarcas do Estado do Rio.De acordo com as informações prestadas pela Escrivã do cartório das Turmas Recursais e responsável pela implementação das rotinas administrativas, CláudiaMaria Brazuna Monteiro, de janeiro a novembro de 2008, as Turmas Recursais Cíveis receberam em média, por mês, 5.073 recursos e as Criminais 80. No mesmo período, foram distribuídos 54.344 recursos cíveis e 692 criminais, sendo julgados, respectivamente, 57.779 e 873 processos. A solenidade de certificação está marcada para o dia 27 de janeiro de 2009.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJRJ


MAIS NOTÍCIAS

Comunicado

17/04/2024

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp